sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Revolução Copernicana



1) Porque a Revolução Copernicana é considerada uma quebra paradigmática na ciência ?



"A Revolução Copernicana foi uma revolução de idéias, uma transformação do conceito que o homem tinha do universo e da sua própria relação com ele". (Thomas Kuhn)



Efeitos da teoria Heliocêntrica:

a- derrubou-se toda a construção que parecia dar segurança e firmeza ao Homem neste mundo, despojando-o do centro de criação, tornando-o um pobre vagabundo sobre a superfície do planeta;

b- destruiu a idéia anterior de uma ordem universal, construída por um sistema estritamente centrado, único, estável, sempre idêntico a si mesmo;




2) Quais foram as rupturas engendradas pela Revolução Copernicana na modernidade ?



Efeitos da teoria Heliocêntrica:

a- afetou a antiga hierarquia social, teológica e científica (efeito brilhante exposto na peça de Bertold Brecht "Galilei");

b- acelerou a concepção relativista do mundo, fazendo com que as teorias antropocêntricas fossem alteradas;

c- estabeleceu a dúvida como o ponto  de vista científico moderno que será magistralmente exposto por Descartes;

d- deu início a uma explicação do mundo por meio de um sistema racional-naturalista, autônomo e conexo, eliminando desde o princípio toda a explicação mística-teológica dos fenômenos naturais: para Descartes, Deus tornou-se apenas o "primeiro impulso" e para Laplace uma "hipótese necessária".



3) Defina o sistema copernicano e diga em que aspectos ele se distingue da antiguidade:



A concepção de Cosmos na teoria aristotélica-ptolomaica: Aristóteles (384-322 a.C.) continuou, de certa forma, a idéia platônica da dualidade do mundo em sua concepção de Cosmos. Ele encontrava-se dividido em dois domínios, um celeste (onde existe a ordem eterna e a justiça plena), com movimento constante, formado pela essência divina, eterna e completamente distinta, dominada pelo éter que enlaçava o Sol, a Lua e os planetas em geral, e o terrestre ou sublunar, onde domina o eterno nascer e perecer formado pelos quatro elementos (Terra, Fogo, Água e Ar) em permanente mistura, gerando matérias "uniformes" e "não uniformes". Estes dois mundos permanecem unidos mas sua essência é radicalmente diferente, uma é divina a outra é humana. O sábio alexandrino Ptolomeu (100-170) concordava inteiramente com as conclusões de Aristóteles. Seu trabalho maior foi o "Sistema Matemático" divulgado pelos árabes como "Al-Magesto" e suas teses principais que são:

a- o mundo (o céu) é esferiforme e move-se como uma esfera;

b- analogamente a Terra é esferiforme;

c- ela situa-se "no meio do mundo, como um centro";

d- ela se encontra, em relação ás estrelas fixas, na relação de um ponto;

e- a Terra não realiza nenhum movimento local, é imóvel



O Cosmo de Aristóteles



"A partir de um centro onde se encontra a Terra, movem-se a Lua e o Sol em movimentos circulares. No entanto, todos os restantes planetas encontram-se fixos em epiciclos que tem como centro o Sol." (Sistema Titônico)



Sistema Geocêntrico - órbitas dos planetas circulares (modelo de Aristóteles e Ptolomeu)




Nicolau Copérnico (1473 - 1543) realizou uma das mais radicais revoluções científicas de todos os tempos na medida em que alterou completamente o entendimento que se tinha até então do Cosmos. O objetivo científico de Copérnico ao estudar "Al-Mageto" de Ptolomeu, encontrou uma série de imprecisões sobre o movimento dos astros. Sua decisão original não era afirmar que a Terra se movia, mas sim provar que o sistema ptolomaico estava errado, porque matematicamente era improvável que ele se comportasse como o sábio helênico o descreveu. Entre um e outro passaram-se 14 séculos e a capacidade de observação havia alterado neste tempo. A conclusão a que chegou é a única justificação plausível para explicar o funcionamento do Cosmos, adotando o princípio da mobilidade da Terra (com o qual já concordavam uma série de outros pensadores do mundo antigo, citados por Copérnico no prefácio de seu livro).



O Mundo de Copérnico



"A Terra deixa de ser imóvel e "central" e passa a girar em torno do Sol como os outros planetas".



Sistema Heliocêntrico: As órbitas dos planetas são elipses de pequena excentricidade, praticamente circulares





Galileu Galilei (1564-1642): Este astrônomo, ainda hoje é reconhecido por ter inventado a luneta, o primeiro telescópio, instrumento esse que permitiu as observações necessárias para comprovar esta teoria. Mas não foi sem dificuldade que a comunidade científica acabou por se render à teoria de um universo regido pelas leis de Copérnico e Kepler.

O telescópio teve sobre tudo um papel fundamental e indispensável para a descoberta que o universo constituía uma multiplicidade de sistemas. Tal aconteceu, quando, ao apontar o telescópio para Júpter, Galileu descobriu quatro das suas dezesseis luas, e que não orbitavam ao redor do Sol, mas sim em torno desse planeta. Estava provada mais uma evidência do copernicanismo, que muito pouco depois era globalmente aceito e, até mesmo a Igreja teve de se resignar à condição de que a Terra não passava de um simples planeta como muitos outros que orbitavam ao redor de uma das muitas estrelas do universo.

Por outro lado, este trabalho de Galileu, inclusive a sua invenção, permitiu uma maior divulgação das teorias científicas popularizando entre a opinião pública a revolução copernicana.



4) A Revolução Copernicana inicia uma nova era na História da Ciência e marca o início da Idade Moderna que hoje vivemos. Paralelamente à revolução científica que originou, o movimento copernicano teve igualmente implicações na esfera da Religião e da Filosofia, abrindo também nestas áreas novas esperanças no por vir do Homem. Comente:


A teoria Heliocêntrica de Copérnico deve ser compreendida como resultado de modificações espetaculares que ocorreram no campo do conhecimento europeu motivadas pelos grandes descobrimentos e pelas navegações transatlânticas. Em 1492, Cristovão Colombo descobre a América, em 1498, Vasco da Gama chega à Índia por mar e, em 1521 Fernão Magalhães prova, por meio de uma viagem marítima, a esfericidade da Terra. Foi este alargamento extraordinário do horizonte humano que permitiu não só a aceitação das teorias de Copérnico como sua difusão nos anos posteriores à publicação, obrigando à troca do nosso calendário. Até a reforma do Papa Gregório XIII, em 1582, ainda se obedecia ao antigo calendário juliano, utilizado por 16 séculos e meio.

Durante a Idade Média e parte do Renascimento, era a Igreja que dominava todo o conhecimento científico, pois controlando as universidades, determinava o progresso ou estagnação da ciência. E em relação a todas as teorias que envolvessem conceitos astronômicos, a situação chegou a tornar-se bastante importante, pois acabavam por pôr em causa a formação do universo por Deus, acabavam por ser banidas ou ridicularizadas.

Chegou-se então a um ponto em que as grandes novas teorias científicas, tratavam-se de destruições, elaboradas pelos escolásticos, ao pensamento Aristotélico. Assim, durante a época de Copérnico, existiam ainda muitas modificações e investigações a realizar. Até mesmo porque, em nível de astronomia, pouco ou nada havia sido feito.

"Uma nova perspectiva a nível de crença na possibilidade e importância na descoberta de irregularidades geométricas e aritméticas, e uma nova visão do Sol, fonte de todos os princípios e forças do universo tinham surgido".

Uma grande oposição a esta teoria veio a ser declarada pela Igreja Cristã. A mera suposição de que a Terra não era o corpo central do universo e que girava em redor do Sol era totalmente incompatível com a ideologia religiosa visível na Bíblia. Com a inquirição, a batalha caminhava cada vez mais para uma repressão total de todos aqueles que acreditavam no copernicanismo.

O triunfo do copernicanismo foi um processo gradual e inevitável, apesar de todas as dificuldades que teve que enfrentar.

Durante quase 2000 anos, a astronomia e a física eram consideradas ciências separadas. Ao mostrar que a Lua tem montanhas e o Sol tem manchas, entre outras, foi quebrada essa dita "perfeição" e concluiu-se que a Lua não é mais perfeita ou divinal que a Terra, nem mesmo o Sol e os outros planetas, foram obstáculos que com algum custo, conseguiram ser ultrapassados.

Na "A Revolução Copernicana", Thomas Kuhn tenta principalmente focar os aspectos que considera essenciais para a percepção da revolução como sendo uma revolução científica. Um deles é a pluralidade ou globalização desse conceito, pois esta não se limitou a abranger uma área restrita da ciência como é a astronomia ou cosmologia, mas tendo implicações e provocando modificações muito profundas no modo de pensar e agir sobre outros campos da ciência. "Kuhn afirma que "uma inovação fundamental numa especialidade científica transforma inevitavelmente as ciências vizinhas, e mais lentamente, o mundo filosófico e do leigo culto". E prova-se que tal também aconteceu com a revolução copernicana. Copérnico deu o primeiro passo para o início de uma nova mentalidade e perspectiva científica, que ocorreu alguns séculos mais tarde.

Bibliografia (Sites da Internet com acesso em setembro de 2008):
http://www.geocites.com/celiagaiao/COPERNICANA.pdf
História - Cultura e Pensamento - A Revolução Copernicana
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/copernico.htm
educar.sc.usp.brsamkepler_roteiro.html.bmp

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